segunda-feira, 3 de abril de 2017

OU VAI PARA UMA OPOSIÇÃO DE VERDADE, OU VIRA OPORTUNISTA!


Em decorrência dos comentários que ocorreram no Facebook nos últimos dias, sobre o Projeto de Lei nº 12, do Prefeito Municipal (no caso o Poder Executivo), que pede à Câmara de Vereadores, autorização para abrir um crédito adicional de até R$ 130.000,00 para aquisição de um veículo para uso do gabinete do Prefeito, e aprovado por unanimidade de votos na sessão de 20 de março, o blog quer primeiramente, colocar "pingos nos is", sobre esse fato.

A função de controle da Câmara de Vereadores está prevista na Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, no seu art. 31:

Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.
§1º – O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

Isso significa que é responsabilidade do vereador fiscalizar e controlar as contas públicas. A Câmara Municipal foi encarregada pela Constituição da República de acompanhar a execução do orçamento do município e verificar a legalidade e legitimidade dos atos do Poder Executivo. É função do vereador, avaliar permanentemente a gestão e as ações do Prefeito.

Mas, uma das obrigações da prefeitura é dar transparência aos seus gastos. A Câmara de Vereadores, de posse da informação acerca da despesa pública do município, tem o direito e o dever de fiscalizar a sua regularidade e sua eficiência. A população também deve ter acesso a informações sobre a despesa pública e ser estimulada a participar da fiscalização, mediante controle social. A prefeitura deve incentivar a participação popular na discussão de planos e orçamentos. Suas contas devem ficar disponíveis para qualquer cidadão (Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 48 e 49).

Voltando na sessão de 20 de março.

Os vereadores que citaram o referido projeto (veículo para o gabinete do Prefeito), afirmaram que, por não haver carro oficial para viagens para São Paulo e Brasília, seria importante adquirir o tal veículo, para que Auriflama possa receber verbas e emendas parlamentares, em benefício da população.

Este que vos escreve, teve acesso tanto à ata da sessão do dia 20, assim como também a filmagem desta sessão, através do site da Câmara Municipal (www.cmauriflama.sp.gov.br) e que está à disposição de todos os cidadãos que tenham acesso a Internet.

Por isso, digo aqui. Os comentários sobre o assunto tratam-se exclusivamente de oportunismo, que não se limitou nas eleições, e faz jogo político diante das redes sociais. As pessoas devem fazer sim críticas ao prefeito e aos vereadores, mas que façam dentro da civilidade, com críticas construtivas, como este blog faz, ao longo destes cinco anos de existência.

Ressalvo que aqui não estou dizendo que o oportunista é um político mau, enquanto que o idealizador é o político correto que todos devem ser. Cada tipo tem sua característica específica. Mas o que se refere ao oportunismo é ao sistema de se aproveitar das circunstâncias, acomodando-se a elas, geralmente tirando proveito de modo menos ético.

É o que aconteceu nesse caso. Por isso, peço um favor.

Existem várias formas de a pessoa ter uma postura cidadã autêntica e não oportunista.

Ou vai para uma oposição séria e decente ou vira oportunista de uma vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário